terça-feira, janeiro 22, 2008

PANQUECA!? KÊ ISSÉ??


Estava eu a prestar atenção a uma conversa de colegas de trabalho, e no auge desta surge uma palavra que nos pôs a raciocinar: PANQUECAS!

Logo de seguida, surgiram várias questões de teor muito intrigante que nos valeu perder uns valentes minutos, er 30 segundos mais ou menos ... coisa menos coisa

Ora vamos lá ver o que eu encontrei na net sobre panquecas:

Panqueca é um tipo de massa fria, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variações regionais de panquecas, algumas contendo fermento ou outros ingredientes.

Isto é muito giro... mas uma das questões que ficou no ar (puta inda ar; isto dito no bom inglês) foi e que valeu um estrondoso AHHHHHHH; Qual a origem desta palavra?

Se formos procurar no outro lado do Atlântico, veremos que os Americanos chamam a esta cena PANCAKES. Se o meu inglês não me falha (e que raramente não!!!), PAN (Frigideira), CAKES (bolos) = Bolos feitos na Frigideira!!

Aquilo deve ter sido um milagre de Fátima ao reparar que quando juntavam determinados ingrediente na frigideira surgiam do BOLOS!

Os comentários foram qualquer coisas como:

“CAKES!!HOTDAWM!!”

“JESUS!!WHERE??WHERE??”

“IN THE PAN!!!!”

“Its Its PANCAKES”

E assim foram conhecidas por toda a humanidade!!

Agora se deixarmos de merdas e voltarmos para a nossa terra? Tentemos descodificar o significado desta palavra na língua de Camões!

Panquecas! Panquecas! Pan...Quecas!.....Quecas!!! Quecas...Pan! Pan!!!! Huummm!!

Pan, em açoriano quer dizer Pão! Pão com Quecas???? Quecas???? Ou talvez em Setubalense...tipo:

“Atão! Tás bein?”

“É pan socê? Querres Queques”?

“O quêim???Quecas??”

“Nã pan, miga!Queques!!”

“Cê querr PANQUECAS???!!!”

Pelo menos deve ter sido assim que surgiu a palavra Panquecas em Setúbal.

Meus Senhores e Senhoras, da próxima vez que comerem a famosa Panqueca, tentem se imaginar os sacrifícios que a humanidade teve enfrentar e nas ricas histórias que se escondem por detrás de uma simples PAN QUECA!

2 comentários:

eu disse...

sr Lewis, só lhe posso dizer que continua excelente!
Este último post está lindo!
keep up the good work!

Lewis disse...

Obrigado pela forcinha! Veio em boa hora!Tou a travessar uma fase em que tem sido difícil idealizar bons posts!Mais precisamente os de natureza positiva!
No entanto continuo a apaixonar-me por tópicos banais que acho merecer o irresistível destaque!