terça-feira, outubro 12, 2010

The art of concealment

A semana passada decidi por em prática alguns conceitos de Antropologia. Senti-me deveras interessado nas capacidades furtivas que o ser humano possui, digamos por exemplo....em ambiente de trabalho.

O ser humano ao longo dos anos, quando inserido em ambientes fechados, e super populosos, tem desenvolvido uma série de hábitos e artifícios, de modo, a combater a pressão imposta neste pequeno mundo.

Nos dias de hoje, parte dessa majestosa luta a favor do ócio é combatida em inúmeras frentes.

Levemos em conta o objecto de estudo Sujeito A (nome cientifico Gallus Pequenus) . Ironicamente, Gallus Pequenus utiliza uma das ferramentas de sua preferência na luta contra a maquina capitalista – O Computador.

O artificio em controlar este mecanismo torna-se nas mãos de Gallus Pequenus uma autêntica obra de arte. Nele podemos constatar o exímio controlo corporal, com uma leve inclinação do tronco para a frente do monitor.

Nunca esquecendo o insubstituível e constante movimento periférico da cabeça, permitindo assim, deste modo, controlar visualmente qualquer indicio de suspeita que posso comprometer a actividade a decorrer.

Existe uma série de factores provados cientificamente, que evidenciam a metodologia implícita nestas acções, tais como; uma visão semi-serrada, ligeira contracção dos lábios acompanhada de um sorriso tímido e algumas risadas guturais.

É realmente fascinante a observação deste espécime, que nos tempos de hoje continua a fermentar a adesão de novos indivíduos à prática deste culto.Estaremos a testemunhar um nascimento de um novo movimento socio-cultural? Uma religião???