segunda-feira, novembro 21, 2011

O nosso Português

Há uns bons meses atrás, a minha cara metade disse-me duas palavras que me eram, até então desconhecidas. Após terem sido proferidas, (fiquei com um ar: "o que é que ela me chamou??") tive a preocupação de ir consultar no dicionário o seu significado e memorizá-lo. Porém, com o passar do tempo esqueci-me e para que isso não volte a acontecer, aqui fica este post como lembrete:


- " 'Tás com um ar muito Sorumbático!" - adj. e s.m. Que ou aquele que é sombrio, carrancudo, tristonho, melancólico, taciturno.


E a seguinte é a minha preferida (e confesso que voltei a pensar: "lá está ela de novo a chamar-me nomes :P")

- "Se 'tás com essa carinha Seráfica, é porque fizeste alguma! - adj. Que pertence aos serafins, digno dos serafins. Fig. Etéreo, místico, angélico: amor seráfico. Belo, puro, lindo: sorriso seráfico. Ordem seráfica, congregação dos religiosos franciscanos.
Visão seráfica, êxtase. Doutor Seráfico, São João Boaventura.



Lição aprendida!

2 comentários:

Pericles Pinto disse...

Faltou um sinónimo de sorumbático que é macambúzio.

"Estás com um ar um bocado macambúzio"

CosturaDinha disse...

E assim se fala em bom Português! :P